História da Vogue ( revista )

Vogue foi lançada em 1892 na cidade de Nova York, idealizada por Arthur Baldwin Turnure e Harry McVickar, como um pequeno folhetim de moda, com aproximadamente 30 páginas, destinado às mulheres da alta sociedade nova-iorquina no final do século 19. Nesta época poucos vaticinariam tão grande sucesso e uma vida tão longa a uma publicação semanal que tinha como tema a moda, a vida mundana e o design. A popularização da moda aconteceu com o seu lançamento, tendo em seus primeiros números personalidades como Gertrude Vanderbilt Whitney vestindo suas próprias roupas. O primeiro editor-chefe da revista foi Josephine Redding, que ficou no cargo até 1901. Devido ao aumento do conteúdo a revista se tornou uma publicação quinzenal em 1902.

A história da Vogue começou a mudar em 1909, quando foi adquirida pelo grupo Condé Nast Publications, que de um modo visionário, tornou a revista o ponto de partida de um império editorial internacional. A primeira edição sob o comando do novo proprietário foi lançada no dia 24 de junho, e mostrava, entre outras coisas, os vestidos usados pelas mulheres mais ricas dos Estados Unidos. A publicação, além de se tornar mensal, teve seu conteúdo reformulado para torná-la mais atraente, e transformou a moda em “objeto de desejo” e “sonho de consumo” para as mulheres. Condé Nast transformou a publicação, até então um pequeno semanário, em uma das revistas de moda mais influentes do século 20. A edição britânica da revista foi lançada em 15 de setembro de 1916, sendo a primeira fora dos Estados Unidos. Pouco depois, foram lançadas as edições francesa no dia 15 de junho de 1920, uma das mais importantes pelo sucesso internacional.

Na década de 60, já sob o comando da editora-chefe Diana Vreeland, a revista começou a ter um apelo mais jovem, focada na revolução sexual da época, abordando mais moda contemporânea, além de editorias que discutiam a sexualidade. Na década seguinte, sob o comando de Grace Mirabella, que assumiu o cargo de editora-chefe em 1971, a revista passou a apostar em editorias mais extensos e elaborados, adotando um estilo diferente para atender as mudanças de seu público alvo. Foi nesta década, em 1975, que a Vogue lançou sua edição brasileira.

A revista começaria a ganhar status de “Bíblia da Moda”, a partir de 1988, quando Anna Wintour assumiu o cargo de editora-chefe, e transformou radicalmente a publicação. Sob seu comando, vários estilistas, até então desconhecidos, e modelos novatas, viraram celebridades quase que do dia para noite. Ela também foi responsável pelo lançamento de vários novos produtos segmentados, como a versão online, que foi ao ar pela primeira vez em 1996; a inovadora Teen Vogue, uma revista voltada para jovens, que tinha como foco a moda e celebridades, mas também oferecendo informação sobre diversão e atualidades, em fevereiro de 2005; a Men’s Vogue nos EUA, voltada para o público masculino (que foi extinta em 2009 devido a baixa vendagem), em 2006 foi lançada a Vogue Living destinada a design e decoração de casas (hoje editada esporadicamente na forma de suplemento especial). Além disso existem outros suplementos especias como Vogue Passarelas, Vogue Noiva e Vogue Jóais que também são lanças de forma esporádica. Atualmente, existem dezenove diferentes edições da Vogue no mundo; AlemanhaAustráliaChinaEspanhaFrançaItáliaRússiaJapãoGréciaCoreia do SulMéxicoReino UnidoTaiwanBrasil , Estados UnidosPortugalÍndiaTurquiaHolandaUcrânia e Tailândia além de ser vendida em mais de 90 outros países. A publicação tem uma circulação mensal mundial estimada em 3 milhões de exemplares. Em setembro de 2012 foi lançada a edição com o maior número de páginas da história da revista com 916 páginas com a cantora Lady Gaga na capa. Donyale Luna tornou-se a primeira modelo afro-americana a aparecer na capa da Vogue, na edição inglesa de março de 1966. Beverly Johnson’s got the right attitude The Houston Chronicle, Acessado em 6 de setembro de 2009 (em inglês)

Espero que gostem *-* !

 

 

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